quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dir en Grey - Discografia

Kyo, Kaoru, Die e Shinya tocavam juntos na banda La:Sadie's, em 1996, liderados pelo baixista KISAKI. Em certo momento, os integrantes começaram a entrar em desacordo sobre o que queriam fazer. Então, após curto período de duração, o La:Sadie's terminou. Kisaki foi para outra banda e os outros quatro formaram o Dir en grey com o baixista Toshiya. Importante ressaltar: Dir en grey não é La:Sadie's. Muitos costumam se confundir dizendo que "o antigo nome do Dir en grey é La:Sadie's", misturando músicas, etc, quando na verdade são duas bandas distintas e de conceitos diferentes.
O nome "Dir en grey" é a mistura de três palavras de línguas diferentes: alemão, francês e inglês. Numa tradução aproximada, significa "em cinza para você", mas a banda diz que o nome não tem nenhum significado.
O segundo single da banda, -I'll-, atingiu o 6º. lugar no ranking major da Oricon ,o que chamou a atenção da mídia e do público.
Em 1999 YOSHIKI, ex-X-Japan, produz músicas do Dir en grey, impulsionando a banda para o sucesso. São lançados vários singles, o grupo aparece em programas de TV e sai o álbum GAUZE. O disco teve videoclipes para todas as faixas, lançados em VHS e DVD.
A banda passa a produzir seus próprios trabalhos a partir do álbum MACABRE, de 2000, após a criação de seu próprio selo, o FIREWALL DIV. Em 2001, Kaoru e Shinya concederam a primeira entrevista do Dir en grey para uma revista americana, a New Grave. Algum tempo depois, Kyo e Die deram uma entrevista para a TV inglesa BBC, que exibiu uma reportagem sobre a banda.
Em 2002, após o lançamento do disco Kisou, começa a maior turnê que o Dir en grey fez até hoje, na qual o grupo saiu do Japão e passou pela Coréia, Taiwan, Xangai e Hong Kong. Nos shows de Xangai os fãs estavam tão histéricos que ouve muito alvoroço e as autoridades queriam cancelar a segunda apresentação. Porém, Kaoru recusou o cancelamento.
Mudanças bruscas são realizadas pelo Dir en grey ainda em 2002 com o mini álbum six Ugly. Aos poucos o Dir foi se afastando cada vez mais do Visual Kei e desenvolvendo músicas menos experimentais e mais maduras. Nessa época há uma influência do metal. O disco VULGAR, de 2003, é o mais pesado da carreira do grupo, que a partir de então adotou um conceito bem definido: expressar a dor e sofrimento humanos em seus trabalhos. Alguns meses antes de lançar VULGAR, Dir en grey realizou uma turnê de cinco shows chamada BLITZ 5 DAYS, na casa de shows BLITZ, tocando músicas de todas as épocas do Dir. Mais tarde, uma caixa com o mesmo nome da turnê contendo cinco DVDs foi lançada apenas para os membros do fã-clube oficial.
O single saku, de 2004, foi o primeiro lançamento da banda no exterior, editado na Europa pela FREE WILL EUROPE (filial européia do selo japonês FREE-WILL).
No final de 2004, durante a turnê THE MANIPULATED LIFE, o Dir en grey realizou um show com entrada apenas para garotos, outro com entrada apenas para garotas e outro com entrada apenas para casais.
Um marco na história da banda ocorreu em 2005, quando o Dir en grey realizou seus primeiros shows ocidentais com grande sucesso, chamando a atenção da mídia: a turnê It withers and withers passou por Berlim (Alemanha) e Paris (França). Lá estiveram presentes fãs de toda a Europa e também de outras partes do mundo como Brasil, EUA e Japão. O grupo também tocou nos festivais da MTV alemã Rock am Ring e Rock im Park e no festival belga Octopus Rock.

Um comentário: